Qual a correlação ente Consciência e Performance?

Updated: Mar 18, 2020


Ter consciência é fundamental nos processos de mudanças e melhoria de performance.


Cada um de nós vê aquilo que quer ver, mesmo sem saber. Quando duas pessoas olham para a mesma situação, elas literalmente enxergam coisas distintas porque elas estão vendo os eventos com as suas lentes e filtros construídos por suas experiências passadas, suas crenças e valores. Nós construímos essas lentes e filtros com base em nossas experiências, e portanto, são únicas.


Ter consciência nos dá a possibilidade de discernir o que de fato está acontecendo no momento versus o que nossas mentes estão interpretando e julgando o que está acontecendo. Desta forma, podemos entender que o que é verdade para a gente pode não ser de fato a “Verdade”.


Quando estamos conscientes, nós temos a escolha de responder de forma diferente e criar um resultado diferente, temos a escolha de agir e não reagir automaticamente.

Ao expandir a consciência, você se tornará muito mais consciente dos elementos e fatos que te ajudam a performar no seu melhor nível uma vez que você terá muito mais informações sobre seu modelo mental, suas crenças, bloqueios, emoções, etc. Ter consciência no momento amplia as suas opções. Isto é muito visível principalmente quando estamos sob stress. Nestas condições, tendemos a não enxergar todas as possibilidades, é como se nossa visão ficasse embaçada.


Você não tem como saber o que você não sabe! Se você não tiver consciência de que as luzes estão apagadas, você não pensará em acendê-las para poder enxergar melhor. Uma vez que você souber que você está no escuro, você saberá quais ações deve tomar para encontrar o interruptor de luz e enxergar melhor e desta forma aumentar a sua performance.


Algumas ferramentas para aumentar a auto-consciência pode ser a prática de Miindfulness, por exemplo. Se você não tiver tempo, paciência, ou não estiver familiarizado, uma outra prática que poderá te ajudar neste maior entendimento é o “journaling”, que consiste em observar e escrever algumas notas e reflexões durante um período de tempo, digamos uma semana.

Algumas questões para a sua reflexão no “journaling” e busca de auto-conhecimento:

· O que estou sentindo fisicamente neste momento?

· Quais emoções estou experimentando neste momento? Que tipos de coisas disparam as minhas emoções e reajo automaticamente?

· Que tipo de pensamento está passando na minha cabeça?

· Como está a minha energia?

· Quando estou performando no meu máximo, que tipos de coisas estão funcionando bem? E que tipos de coisas me distraem?

· Quando você sente pressão? Quais são os efeitos que você sente quando está sob pressão?

· O que dentro de você (fatores internos) te ajuda a performar melhor? E quais te limitam?

· Que fatores externos te ajudam a performar melhor? E quais limitam a sua performance?

18 views0 comments

C4U Consulting & Coaching

Netherlands

KVK- nummer: 75568136

BTW-nummer: NL002475270B51

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle