Como aumentar a sua produtividade em home-office?

Resolvi escrever este post para ajudar com algumas dicas para quem está começando a aderir mais a este tipo de trabalho em casa.
Faz praticamente 3 anos, desde que mudei para a Holanda, que estou neste modelo: metade do tempo trabalhando e a outra metade fazendo várias outras coisas - como por exemplo: arrumando a casa, lavando roupa, cozinhando (aqui praticamente não tem empregada!), levando filho no médico, indo nas reuniões de escola, resolvendo todos os problemas da casa (desde luz queimada, vazamentos, etc..) e claro também há tempo para relaxar e cuidar de mim!
O que percebi é que é fácil a gente se distrair com tanta demanda e coisinhas que aparecem no dia-a-dia.
Para que você seja uma pessoa efetiva, é necessário ter disciplina e muito energia positiva. Eu diria também consciência pois o que nos tira de nossa melhor performance são as distrações e stress do dia-a-dia.
Não tenho a pretensão de dizer que o que serviu para mim irá ser um modelo que funcione para todos; uma vez que nós somos pessoas diferentes e cada um deve buscar entender os seus próprios gatilhos e distrações. Eu acredito que, com certeza, posso dividir insights que podem ajudar. Essa minha rotina foi sendo formada ao longo do tempo. Eu não comecei assim, eu fui achando a minha fórmula de sucesso ao longo desse tempo.
Meu planejamento começou com os meus objetivos que me coloquei para o ano. Listei tudo e vi quanto tempo podida dedicar para cada macro-atividade e assim planejei minha semana "ideal"por blocos de tempo que seria possível dedicar para estas atividades. Exemplo: estudo, trabalho, lazer, coisas da casa, filhos, bem-estar/saúde.
Eu planejo meu dia (to do list) no dia anterior pouco antes de dormir. Assim quando começo o meu dia eu não perco tempo pensando o que tenho de fazer, eu já sei o que gostaria de fazer ao longo do dia. Além disso, não acordo mais no meio da noite pensando: “preciso terminar aquele relatório, preciso escrever tal artigo, esqueci de ligar para o fulano, etc..”; coisas que me tiravam o sono!
Eu me pergunto se aquilo tudo que quero fazer é factível ou não? Se não é, eu simplesmente negocio e movo algumas atividades para outros dias ao longo da semana de uma forma que eu consiga conciliar tudo. Desta forma, diminuo a minha possível frustração em não cumprir com a agenda e também reservo o tempo que quero para as coisas que são fundamentais para me manter bem. Neste caso, você deveria se perguntar: Qual atividade faço para ter diversão ou para aliviar o stress ou que me faz “desligar” e apenas “ser”? No meu caso é a Yoga, então religiosamente eu incluo na minha agenda as minhas aulas.
Ao longo do tempo, aprendi que ficar faltando na Yoga para me encaixar na agenda de outras pessoas ou demandas, me criava mau-humor e por consequência, abaixava a minha produtividade e energia. Desta forma, esse é um item praticamente não negociável; ou seja, hoje faço a minha aula em casa.
Pergunte-se:
”Quais são as suas atividades não negociáveis?”
“Quais são as atividades que posso delegar?”
Importante você saber em qual parte do dia você é mais produtivo. Tem pessoas que são mais diurnas e outras não. Tente organizar as coisas que demandam mais atenção e foco na parte que você é mais produtivo. Muita gente acorda e a primeira coisa a fazer é pegar o celular. Já se perguntou quanto tempo você se distrai com mídias sociais? Já reparou que assim que soa um aviso de mensagem é irresistível não olhar? Eu sei... eu também me pego mais tempo do que gostaria com o celular... A dica que vou dar é de outra pessoa, é de separar um tempo exclusivo para isto e colocar no “mute” enquanto você está concentrado em suas atividades principais e requerem a sua atenção.
No meu caso, eu acordo cedo e ao acordar já estabeleço a minha intenção para o dia (Intenção é uma pequena meditação onde repito para mim mesma como eu quero estar ao longo do dia. Ou seja, apesar do problema A, B ou C, eu quero estar me sentindo bem e feliz. Isso é importante para que eu esteja de fato engajada e com energia positiva ao longo do dia – assim não perco tempo “ruminando” os problemas ou coisas que já passaram.
Preste atenção no que mais te distrai; as distrações podem ser de várias fontes e isto diminuiu muito a nossa performance:
emocional (nível de engajamento com o que você tem de fazer);
mental (relacionada a sua clareza e habilidade em relação ao que você precisa fazer); física (você pode estar doente ou não ter tido uma boa noite de sono);
meio-ambiente (todas as condições do seu ambiente que te previnem de funcionar no melhor. Ex: espaço adequado, mesa; escritorio,. Nível de ruído, equipamentos de IT, temperatura, etc..).
espiritual: Quando você não sente propósito, conexão no que está fazendo ou pode também envolver o seus valores e crenças.
As variáveis de origem emocional, espiritual e mesmo mental precisariam ser mais investigadas e quem sabe um trabalho de coaching/mindfulness poderia te ajudar caso você tenha questionamentos e distrações vindo por aí.
Neste post, vou me ater mais às questões de meio-ambiente:
Procure um local onde você se sinta confortável em fazer o seu trabalho. Se for possível ter o seu canto, ótimo. Neste momento em que toda a familia está em casa, o local está sendo disputado. Eu, por exemplo, agora estou trabalhando na cozinha e meu marido no escritório. Mas, se tenho uma call importante, negociamos os espaços. Não é a situação ideal, mas é o que é possível. Felizmente, meus filhos já estão grandes e não perturbam. Pelo contrário, apesar de estar tendo mais trabalho com a cozinham, adoro tê-los por perto!
Equipamentos e ÌT: eu, por exemplo, demorei para entender o quanto a parte de IT (principalmente o wi-fi que falhava demais em casa) atrapalhava a minha performance. Falar com os provedores é uma prova de resiliência, foram várias calls até que eu resolvesse o problema e por isto me dava preguiça só em pensar ligar. Descobri que se fizesse um investimento num booster de internet, a situação melhoraria. Além disso, também tinha problemas com meu computador que demorava ao ligar e outras coisas... Não adie, quanto antes você resolver essa questões, mais fácil e menos estressante, será a sua vida depois.
Lanchinhos, cafézinhos, chocolatinhos..... Aqui, fico no aguardo das dicas de quem tiver pois é um desafio diário resistir essas tentações......
Tire o pijama e tome cuidado com as cameras de video nas ligações por video! Já vi muita coisa acontecer.....
Resiliência e mais resiliência! Toda esta situação nos dá a oportunidade de refletirmos em nossa capacidade de resiliência ou seja, a nossa adaptabilidade em relação a situações de stress, incertezas e adversidades. Um dos maiores medos que o ser humano possui é justamente o medo da incerteza. E por isto trabalhar neste quesito é de suma relevância para o nosso futuro. (Veja outra dica aqui)
Nestes tempos incertos é normal termos altos e baixos. Mas quanto mais podermos trabalhar a nossa energia emocional para continuarmos firmes, fazendo o que temos de fazer com muita responsabilidade e praticando gratidão, os períodos difíceis passaram mais rapidamente.
Afinal, tudo na vida passa. Até a uva!
Espero ter contribuído com algumas dicas e reflexões!
Muito amor e fique em casa por enquanto!
Carla