A influência dos “apegos” nas transições
Updated: Mar 18, 2020

Depois de assistir a um vídeo de liderança muito inspirador do Sion Sinek (* você pode conferir depois), eu quis escrever sobre o conceito de apego e como a consciência sobre esse tema pode nos ajudar num processo de mudança.
É realmente difícil fazer uma mudança ou se estabelecer em um novo lugar/situação quando ainda estamos tão ligados às vidas, coisas, ideias e pessoas com quem costumávamos conviver.
É mais fácil entender o conceito de “apego” relacionados a coisas materiais. Desde criança já vamos criando apegos, por exemplo, estabelecemos um link emocional com alguns de nossos brinquedos e à medida que nos tornamos adultos escolhemos nossas próprias coisas que também são difíceis de “soltar” e ficaríamos realmente chateados se as perdêssemos.
Entretanto, podemos não notar ou ter consciência do quanto estamos apegados a ideias e crenças que vieram através de condicionamentos ao longo de nossas vidas – uma vez que a maioria de nós age em piloto automático.
Por exemplo, você pode ser criado em uma família que durante o jantar, os meninos ficam sentados à mesa esperando a comida e as meninas são as que colocam a mesa, servem os pratos e depois limpam tudo. Portanto, sem ter consciência; se você é uma menina, você pode pensar que é sua obrigação limpar e servir os homens em geral e faria isso toda a sua vida a menos que você comece a questionar o fato. E, se você é um homem, você adotaria o hábito de ser servido e não limpar, pois não era sua obrigação fazê-lo.
Este é um exemplo simples de um processo de "domesticação" em que você pode ou não se apegar a esta crença.
Outro exemplo, você pode ser criado em uma família que tem uma certa tradição e fortes crenças religiosas e devido a este processo de "domesticação" você pode acreditar que apenas o que você aprendeu é a maneira "correta" de viver e enxergar o mundo; a aceitação de si mesmo e dos outros pode ser afetada por isso. Então, se alguém tem uma perspectiva diferente da sua e você está tão ligado à sua crença, você pode julgar automaticamente a outra pessoa e nem mesmo estar aberto a ouvir um ponto de vista diferente. Se estamos tão ligados às nossas próprias crenças, podemos não estar vendo outras oportunidades possíveis que poderiam estar disponíveis para nós.
Meu ponto é que todas essas ideias e crenças fazem parte de quem somos e se escolhemos nos identificar totalmente com elas, isso pode impactar nossa auto importância e autoestima.
Portanto, em um processo de transição, é muito importante identificar nossos apegos mais fortes. Podemos começar com coisas materiais que podem ser mais fáceis de serem identificadas e passar para as crenças que podem estar nos impedindo de construir e de caminhar na vida.
Um possível exercício para ajudar nesse processo e aumentar a conscientização é:
- Faça uma lista das coisas materiais que você ficaria louco caso perdesse e escolha uma.
Esta coisa se relaciona com sua personalidade?
Seu senso de valor?
Que sensação de segurança esse item lhe dá?
Como isso infla o seu ego e porque é tão importante para você?
- Explore suas emoções.
Como seria sua vida sem este item?
Quem você seria sem ele?
- Agora, pense em algumas crenças fortes que você tem sobre a vida ou sobre si mesmo.
Essa crença está fazendo você jogar de forma pequena?
Você alterou seu comportamento por causa dessa ideia?
Quanto você julga os outros quando eles não pensam o mesmo que você?
Você está ligado a um papel particular que desempenha?
- Mais uma vez, pergunte a si mesmo:
Quem você seria se não se apegasse à ideia/papel que você tem?
Como isso afeta sua liberdade pessoal?
A maioria das pessoas descobrirá que existem diferentes níveis de apegos de acordo com a situação/coisas. Não há resposta certa ou errada.
E a maioria das pessoas, incluindo eu, sentiria talvez medo ou até mesmo dor ao imaginar perder as coisas que temos um elo forte. Isso é normal.
A questão é: você pode se desapegar de algumas dessas coisas e ideias?
A escolha é só sua.
Pelo simples fato de estarmos ciente de nossos próprios apegos, isto libera o poder que eles têm sobre nós e por isso podemos estar mais abertos a ver as coisas com outra perspectiva.
Todos nós vamos morrer um dia, nada dura para sempre. A vida é uma mudança constante.
Fazendo este exercício acima, você pode descobrir que liberando alguns desses apegos:
você é muito mais do que as coisas, ideias e papéis que você está ligado,
não importa onde você está vivendo ou o papel que você está desempenhando neste momento; você pode realmente desfrutar de cada fase de sua vida.
você também pode descobrir o que realmente importa para você e quais são seus “presentes” que você pode oferecer ao mundo - sua autenticidade realmente pode florescer!
A mudança de país para mim foi muito difícil no começo pois eu era muito apegada a muitas coisas: meu apartamento que fiquei anos para planejar, meu emprego que amava e me enchia de orgulho; achar que papel de dona de casa não tinha valor; etc... No entanto, com o passar do tempo, eu tive a oportunidade de me redescobrir e encontrar outros valores, ter um novo olhar, inclusive mais amoroso comigo mesmo e com as outras pessoas e culturas; julgar menos e ser mais empática. Mas, sobre isso, quero escrever num próximo capítulo!
Então, quão aberto você está para pensar a respeito dos seus apegos e prosseguir?
(*)
· https://youtu.be/FNf1pKRhay8